domingo, 29 de agosto de 2010

FANTASTICON 2010 - Um Encontro Fantástico!

Olá, todo mundo!
Como vocês já sabem, este final de semana aconteceu o Fantasticon 2010 na Biblioteca Viriato Corrêa, em Sampa e eu vim aqui contar para vocês o que rolou por lá.

Uma Geral:
Para começar, imagine escritores, blogueiros, jornalistas, palestrantes e fãs do fantástico reunidos em um mesmo local. Some a isso uma livraria - Moonshadows - recheada de livros interessantes sobre todas as vertentes da literatura fantástica - de FC a fantasmas, passando pelos anjos, vampiros, bruxos, lobisomens e todos os outros seres do universo sobrenatural -, mais um atendimento carinhoso e solícito.
O resultado? Papos pra lá de interessantes, pessoas bacanas, muita risada, muito divertimento e muita informação. Foram várias palestras com enfoques variados sobre o tema, muita conversa, muita interação, tudo dentro do horário e funcionando redondo sob a orientação do Silvio Alexandre que, apesar de não parar um minuto, fez todo mundo se sentir querido e bem-vindo. Eu, que fui pela primeia vez, a-do-rei!

Mulheres e Vampiros:
Cortinas negras, candelabros com velas vermelhas flamejantes sobre o palco, cinco mulheres afiadíssimas sentadas atrás de uma mesa coberta com uma toalha de cetim escarlate. Este foi o cenário do bate-papo entre Martha Argel, Nazareth Fonseca, Giulia Moon e esta que vos escreve, sob a regência perfeita de nossa maestra, Flávia Muniz.

Durante uma hora nós falamos sobre nossos livros, processos criativos, manias, sobre vampiros e vampiras, romance, sangue, horror, morte e redenção, em uma conversa animada, rica e divertida que empolgou a platéia de um auditório lotado. E o público também fez bonito, participando com perguntas inteligentes, animação e bom-humor.
Infelizmente, juntar cinco mulheres pra uma hora de papo não deu nem para o começo. Dá pra imaginar, né? Ainda tínhamos muito para falar e não fosse o relógio pontual do Silvio, talvez estivéssemos falando até agora!
Mas, brincadeiras à parte, foi uma honra estar entre essas mulheres maravilhosas, trocando com ela um pouco do que sei e recebendo delas muito do que sabem. Nazareth Fonseca é doce e agradável como uma tarde de sol, Giulia Moon sincera e com um quê filosófico profundo - deu para sacar isso quando ela abordou, ainda que rapidamente, a questão da vida eterna e o quão sem sentido são as frescuras humanas diante do tempo, Martha Argel é a prova de que é possível unir seriedade de propósitos com ternura e simpatia e a Flávia Muniz, cuja batuta manteve tudo nos conformes, é uma mulher de presença. forte, decidida e competente, sem deixar de ser extremamente sorridente e simpática. Todas mulheres fortes e belas, cujas caras-metades, imagino eu, devem pular miudinho..rs.
Quanto a mim, só posso agradecer por ter tipo a oportunidade de conhecer a todas e esperar que a ocasião se apresente mais vezes, para que possamos continuar nossa conversa.
Para você, que não pode comparecer, aí vão algumas fotos como incentivo para não perder a Fantasticon 2011. Programe-se e venha, você vai adorar!

Beijossssss!

A Biblioteca:

















O Público e a Livraria:


















Os Livros:


















Os Candelabros:

A Mesa e o Bate-papo
Da esquerda para direita: Nazareth Fonseca, Giulia Moon, Flávia Muniz, Martha Argel, Laura Elias



A Audiência:

14 comentários:

Yvis Rissi Tomazini disse...

Ae eu apareço em duas fotos! ("borrado" e no fundo.)

Laura Elias disse...

Oi, Yvis, que legal que vc se achou na foto! Vamos colocar uma seta para mostrar!
Obrigada pela visita, venha sempre!

Beijo.

Martha Argel disse...

Oi, Laura, adorei conhecê-la em pessoa, e gostei muito das coisas que vc falou durante os debates. Tomara que possamos repetir essa parceria!
Beijos.

boutique de ideias disse...

Ai, Laura.. faltou um vídeo, para o povo aqui no outro lado do mundo, poder conferir na íntegra o que foi dito, hehehe Quem sabe, muito em breve, eu possa participar entre o público... Sucesso sempre!!!!!! Beijos e beijos!!!
Geyme Lechner
geyme.blogspot.com

Laura Elias disse...

Martha, querida, foi um prazer enorme conhecer você e que venham outras conversas! Todas nós ainda temos muito o que contar...rs.
Beijo grande!

Laura Elias disse...

Oi, Geyme! Que legal ter vc aqui!
Pois é, nem pensamos em gravação e olha que seria uma boa, pq a conversa foi rica e muito agradável, além de divertida.
Beijos!

Snake/// disse...

É nessas horas que dá inveja de SP!
De duas, uma tem que acontecer que qualquer jeito: ou esses eventos virem pra cá, trazendo vcs, obviamente, ou eu ter grana suficiente para ir atrás dos eventos!
Qual será o menos impossível??
Porque não dá, cara! Já cansei de esbravejar por aí que nem todo carioca curte praia lotada nos findis ou pagode! Há os que gostam de eventos, exposições, coisas do tipo!!

Laura Elias disse...

Oi, Snake! Poxa, vc ia adorar, bem sua cara o que rolou por lá! Muita ficção, muito sobrenatural, muita HQ. Quem sabe vc vem na próxima? Ou acontece um evento legal aí no Rio? Não desanima!
Beijo!

Unknown disse...

Oi Laura! Que bacana, isso está faltando por aqui também, rs. Em Curitiba não tem nada do tipo, com exceção de algumas poucas 'feiras' de livros ou coisas assim. Espero que você venha para a Bienal, em outubro, lembra? =) Bjos!

Laura Elias disse...

Oi, Jossi, sumida! Que bom te ver por aqui!
Engraçado como é isso, Curitiba tem tanta gente ligada em assuntos fantásticos que fica até dificil pensar que não ocorram estes eventos por aí.
Então, não sei se vou em outubro, não... vamos ver o que acontece!
Beijo, querida, venha sempre!

Chico Pascoal disse...

Saí de bobeira. Depois lembrei que me pediram para tirar fotos de algumas pessoas contigo e "apanhamos" da câmera.

um abraço, Laura

Chico Pascoal
http://microrelatosdocheeko.blogspot.com/

Laura Elias disse...

Oi, Chico! Legal ver um comentário seu aqui, seja bem-vindo!
Acho que todo mundo "apanhou" das câmeras naquele dia..hehehehe. E eu apanhei na hora de salvar as fotos no micro. Tenho outras pra postar, vou colocar lá no site.
Beijos, volte sempre!

Nazarethe Fonseca disse...

Oi Laura!Cheguei atrasada,mas adorei o post, espero que venham outros. Adorei te conhecer, foi muito legal, o bate-papo foi muito bom!Beijos mordidos!

Laura Elias disse...

Oi, Nazareth, que prazer receber sua visita!
Também gostei muito de nosso papo e tudo mais.
Quem sabe a oportunidade não se repete em breve?

Beijão!