terça-feira, 13 de julho de 2010

DIA MUNDIAL DO ROCK

Nascido de uma mistura entre o country, o blues e o jazz, com as raízes firmemente fincadas na música negra norte americana, e atualmente composto de uma miriade de vertentes e nomes, o Rock'n'Roll comemora hoje, 13/07, o seu dia mundial. Mas para quem é fã, o rock não tem dia, todo dia é dia de rock.
Ainda hoje, tantos anos passados desde os quadris do Elvis e o piano louco de Jerry Lee Lewis, tem quem diga que não gosta de rock, ou que veja nele uma imagem satãnica ou esteriotipada de pessoas agressivas que não tomam banho ou que querem - gratuitamente - atingir a sociedade. Tudo isso é rock'n'roll e faz parte da mística que envolvolve o imaginário de quem não se arrisca a mergulhar no mundo deste ritmo apaixonante.
O rock é o símbolo da grande virada comportamental que tomou conta da sociedade no pós-guerra, o desejo de liberdade, da quebra dos velhos padrões que encalacravam a expressão humana em apertados corredores carregados de preconceitos. E como qualquer coisa que funciona como expressão de reforma e liberdade, ele não começou silenciosamente, ele já começou colocando a sociedade norte-americana em choque e em cheque. Malgrado as pessoas que julgavam que era apenas uma febre passageira, ele está aqui até hoje e não dá mostras de estar acabando ou perdendo o fôlego. O rock é plástico, ele vai se adaptando à época, à moda, aos anseios e panoramas do mundo, mas ele jamais deixará de expressar a liberdade da alma.

Com este post deixo aqui minha homenagem a todas as bandas, cantores e cantoras que desde criança fazem a trilha sonora da minha existência e que estão invariavelmente presentes em cada linha de cada livro que escrevi e ainda escreverei: Pink Floyd, Queen, Beatles, ELVIS, Kiss, Bon Jovi, Black Sabbatah, Deep Purple, Metallica, U2, The Who, Nirvana, etc, etc, etc, etc..........................

Eu sei, é como disseram os Stones: I know, it's only rock'n'roll, but I like it!

Para ouvir uma seleção de rocks de todos os tempos, clique aqui.
Para saber mais sobre a história do rock e seu alcance ao redor do mundo, clique aqui.

E como não dá pra falar de rock sem falar de Elvis...


FELIZ DIA DO ROCK PRA TODO MUNDO!

BEIJOS!

10 comentários:

Natália Alexandre disse...

Ahhhh, Elvis além de ter um vozeirão ainda tinha que nascer lindo, rs. :)


bjs

Laura Elias disse...

Oi, Natália, que bom ver vc por aqui!
O Elvis era um desaforo..rs. Além de tudo, cada vez que ele gravava uma música, acabava com todas as outras versões. O povo devia ter muita raiva dele, isso sim.

beijos

Bella♥ e Vicky disse...

Olá Laura.
Sou muito fanática por ler *-*
e um dia li um dos teus livros e adorei!!
Gostaria de saber se vc e meu blog poderiam fazer uma parceria e se possivel depois se eu posso fazer um entrevista contigo e colocar em meeu blog.Isso significaria muito para mim e minhas parceiras autoras!

Obrigada e Boa Tarde!
Isabela♥

Blog: www.vida-de-garota-brasil.blogspot.com

Elizabete disse...

Oii Laura ... Você ganhou o selinho Sunshine no meu Blog ...
http://mundosobrelinhas.blogspot.com/2010/07/selo-sunshine.html

*-*

Jossi disse...

Laura, oi! Não sou muito indicada pra falar em rock, rss... sou mais 'easy music', rs. Mas reconheço que essas bandas que vc citou são super populares e fazem enorme sucesso.
Estou com saudades de você e de nossas conversas!
Dê notícias!
Bjo

Laura Elias disse...

Oi, Bella, já respondi via mail, ok?
Beijo.

Laura Elias disse...

Oi, Betinha, vou lá ver, obrigada!

Beijo!

Laura Elias disse...

Jpssy, tudo bem? ando sumida mesmo, a vida tá meio doida aqui e eu não estou dando conta de tudo.
É um prazer receber sua visita e seu comentário, estou com saudades!
beijo grande!

Unknown disse...

Oi Laura, obrigado por colocar a foto do fofo do Elvis, sempre fui super fã dele, aliás mês que vêm será comemorado mais um ano desde que ele nos deixou. Será sempre o ETERNO REI DO ROCK, pois nunca existiu outro igual e nem parecido. Bjs.

Laura Elias disse...

Oi, Ana! O Elvis é insuperável, a voz mais maravilhosa que eu já ouvi na vida. Entra direto no coração da gente e bagunça tudo lá...rs.
Que bom saber que vc tb gosta dele.

Beijo "elvistico" pra vc.