terça-feira, 26 de outubro de 2010

Saraiva Sampa e Saraiva Rio: O que rolou?

Como eu havia postado, eu e a galera inteira do Red Kings estivemos em dois encontros com autores neste mes de outubro, mas por pura falta de tempo não vim aqui contar o que aconteceu. Mas, como diz o povo, antes tarde do que mais tarde, então, vamos lá:

Saraiva SAMPA:

Este encontro organizado pela escritora Georgette Silen em parceria com a Livraria Saraiva do Shopping Center Norte reuniu em uma mesa de bate-papo cinco autores que trabalham com temas fantásticos, numa proposta de se entender as nuances e transformações do mito do vampiro desde 1478 quando ele, pela primeira vez, mostrou sua presas na literatura. Foi ótimo e eu aprendi muito com quem está na estrada há mais tempo que eu.
Quem estava lá presenciou um papo rico e divertido, que incluiu o processo criativo de cada autor, sua ótica sobre a criação dos personagens, mercado editorial e como contornar as pedras do caminho das letras.
Além da própria Georgette - pessoa super simpática e agradável, estavam também presente esta que vos escreve, Adriano Siqueira, Nelson Magrini e J. Modesto.
Eu não conhecia esta loja da Saraiva e fiquei encantada com o espaço do auditório e o tratamento carinhoso e respeitoso da livraria.
Abaixo algumas fotos do evento:
















Saraiva RIO:

Após muitas peripécias que incluíram um congestionamento monstro - pois é, saí de São Paulo pra pegar trânsito no Rio - e uma pequena confusão com horários e táxis, cheguei a um espaço muito simpático e bem sacado pela Saraiva, com um auditório montado no meio da loja que além do público específico do evento, incluiu também pessoas que circulavam por lá. A anfitriã e organizadora do encontro, a jovem e talentosa autora Janda Montegro, conduziu o papo com muita criatividade, com participação do público com perguntas e dúvidas. Também tive o prazer de conhecer a autora Lycia Barros, encantadora em sua simpatia e sinceridade, além de outras pessoas igualmente cativantes.
Resumo da ópera: A-Do-Rei!
Abaixo, fotos do evento:


















Deixo aqui meu agradecimento à Livraria Saraiva e às organizadoras dos dois eventos, junto com um beijo carinhoso às novas amizades e contatos.
Agora, se você perdeu estas oportunidades, fique de olho para não perder as próximas! Vem mais coisas por aí!

Beijos!

7 comentários:

Duachais Seneschais disse...

É uma pena que tenha sido tão longe o evento, adoraria ter assistido a todas essas palestras. Mas de qualquer forma é excelente que esses eventos continuem acontecendo para que cada vez mais as obras nacionais sejam colocadas em evidência e, claro, para que possamos aprender mais com vocês.
Meus parabéns pelas palestras!

Janda Montenegro disse...

Olha que bacana!!
Uma vez mais lhe agradeço por se aventurar no Rio só para prestigiar o evento. Uma honra tê-la como primeira convidada. O primeiro passo de um movimento ainda maior pela literatura nacional!
beijo grande!

Lígia Paulino disse...

Laura!! que bacana, gostaria de morar perto ou do Rio ou de Sampa, mas infelizmente não moro =( pelo visto foi super agradavel não?? menina adorei o espaco da livraria saraiva de Sampa é enorme! Ahh a Lycia entrou em contato comigo super gente boa ela!! beijocas Laura! =** e quem sabe um dia você não vem participar de um evento aqui na minha cidade =). Ficarei aqui torcento.

Laura Elias disse...

Oi, Rebeca, que legal receber sua visita!
Sim, é importatíssimo este espaço que os autores estão encontrando para divulgar seus trabalhos e para trocarem experiências.
Dia 20/11 vou estar em outra destas conversas, novamente em Sampa. Quem sabe vc consegue vir?
Beijo, querida, volte sempre!

Laura Elias disse...

Janda, querida, foi mesmo uma aventura, mas valeu muito a pena. E, de quebra, ainda consegui ver o traseiro Pão de Açucar e o Corcovado lá de longe..rs.
Beijo enorme e mais uma vez obrigada pelo convite!

Laura Elias disse...

Oi, Ligia! Não conheço João Pessoa, só conheço Campína Grande. Quem sabe ainda rola alguma coisa por aí?
Beijo grande, obrigada pelo carinho de sempre!

Lígia Paulino disse...

Eu que agradeço o cainho Laura!! E sim quem sabe um dia não??? grande beijo =**